sexta-feira, outubro 13, 2006
Homens armados invadem estação de TV iraquiana e matam 11.
As organizações de mídia iraquianas, estatais ou patrocinadas por grupos políticos e religiosos, são alvos frequentes de grupos militantes, enquanto os ataques de insurgentes sunitas e de esquadrões da morte continuam a convulsionar o país árabe.
"Condenamos fortemente esse ato terrorista que amordaça a realidade e alveja jornalistas", disse o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, em uma entrevista coletiva.
Hassan Kamil, gerente executivo do canal por satélite Shaabiya, disse que os homens invadiram o escritório da emissora, situada no bairro de Zayouna, no leste de Bagdá, às 7h (horário local), matando seguranças, técnicos e pessoal da administração.
Ele afirmou que os homens armados chegaram na estação em cinco ou seis veículos. "Alguns usavam uniformes de policiais e outros, trajes civis. Todos estavam mascarados."
Kamil, que não estava no local na hora do ataque, disse anteriormente que o número de mortos era de sete pessoas. Ele acrescentou que mais corpos foram encontrados depois em um outro prédio. O Ministério do Interior do Iraque disse que nove pessoas morreram no ataque.
Kamil afirmou que os funcionários haviam passado a noite na emissora. A maioria foi executada a tiros enquanto dormia em suas camas, e um foi morto no banheiro. Apenas dois funcionários sobreviveram ao ataque. Um deles estava gravemente ferido no hospital.
Missa em Aparecida atraiu mais de 155 mil pessoas.
Romaria
A caminhada dos romeiros foi registrada em fotos, que trazem histórias como a do policial militar filho de pai mulçumano e mãe católica que caminhou com uma cruz pela recuperação de um sobrinho, com inscrições em árabe pedindo paz no mundo. Ou como a dos seminaristas que viajaram mais de 300 km desde Barbacena, em Minas Gerais, sem revelar o motivo da peregrinação para ninguém.
Os peregrinos foram castigados pelo sol na quarta-feira (11), mas resistiram, seja pela fé, seja pelo desejo de agradecer uma graça alcançada - como a liberdade de um filho que estava preso ou o casamento alcançado depois de duas noivas fugirem.
Papa e política
Nos dias que antecederam a comemoração, a expectativa foi marcada pela possibilidade de que a festa seja um ensaio para uma visita do Papa Bento XVI ao Brasil em maio de 2007, hipótese que está sendo cogitada pelos padres redentoristas que administram o Santuário Nacional.
E também pelo fato de líderes do PSDB terem reservado cadeiras para a cerimônia - o que provocou a preocupação do padre Hélcio Vicente Testa, que avisou que "misturar fé e política é pecado". No fim, dos tucanos, apenas o candidato à presidência Geraldo Alckmin apareceu. O governadores eleitos de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, haviam reservado lugares, mas não apareceram.
Do PFL, marcaram presença o governador Cláudio Lembo e o prefeito Gilberto Kassab, aliados de Alckmin. Do PT, o senador reeleito Eduardo Suplicy apareceu e pediu "um debate entre irmãos" para o rival de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa do segundo turno.
Lula tem 52%, e Alckmin, 40%, mostra pesquisa IBOPE.
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (12) pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 12 pontos percentuais de vantagem sobre Geraldo Alckmin (PSDB) nas intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial.
No primeiro levantamento do Ibope para o segundo turno, Lula aparece com 52% das intenções de voto, e Alckmin, com 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista tem entre 50% e 54%, e o tucano, entre 38% e 42%.
Os votos nulos e brancos somaram 4%, e os indecisos, também 4%. Considerando apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula seria reeleito com 57%, enquanto Alckmin somaria 43%. No primeiro turno, o petista obteve 48,61% dos votos válidos, contra 41,64% do tucano.
Segundo o Ibope, 82% dos entrevistados já definiram o voto e não pretendem mudar de candidato até o dia do segundo turno da eleição, em 29 de outubro. Já 14% afirmaram que ainda podem mudar, enquanto 3% não sabem ou não opinaram.
Em relação ao governo Lula, 45% dos entrevistados consideraram a administração boa/ótima. Para 33%, o desempenho do atual governo é regular, enquanto 20% afirmaram que é péssima/ruim. Já 1% não sabe ou não opinou.
O instituto entrevistou, entre os dias 10 e 11 de outubro, 3.010 eleitores (1.432 homens e 1.578 mulheres) em 199 municípios do País. A pesquisa do Ibope foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21883/2006.
Ronaldo fora da disputa de melhor do mundo
Em 2005, o Brasil teve sete candidatos. Os países com o maior número agora são Itália, campeã mundial, e França, vice, ambas com cinco. A Azzurra tem Cannavaro - eleito o melhor jogador da Copa da Alemanha -, Buffon, Gattuso, Nesta e Pirlo. Já os Bleus são representados por Zidane, Vieira, Henry, Ribery e Thuram.
Fora da disputa, Ronaldo, que ficou fora do treino do Real desta quinta-feira por causa de um problema muscular pode ser ultrapassado por Zidane na relação dos maiores vencedores do prêmio. Os dois têm três troféus cada e são os recordistas. Se Zizou vencer, passa o Fenômeno.
Ronaldinho Gaúcho, atual bicampeão da Fifa, pode também chegar ao terceiro prêmio. Porém, o camisa 10 do Barcelona seria o primeiro a receber o troféu três vezes seguidas.
O único jogador da lista da Fifa que não disputou a Copa do Mundo é o camaronês Eto'o, do Barcelona. Em 2005, o atacante ficou atrás de Ronaldinho e Lampard na disputa, ficando em terceiro lugar.
O prêmio será entregue no dia 18 de dezembro, em Zurique. A brasileira Marta, segunda colocada no ano passado, disputa novamente como candidata a melhor do mundo no futebol feminino. Agora, ela tem mais chances: a alemã Prings, atual campeã, está fora da disputa.
Atlético-PR sofre, mas segura argentinos
Com a eliminação de Santos, Corinthians e Fluminense, o Furacão se torna o único representante verde-e-amarelo na competição. Na próxima fase, o time terá pela frente o Nacional (URU), que venceu o Boca Juniors, por 3 a 1, nos pênaltis, em Buenos Aires.
ATLÉTICO-PR 2 x 2 RIVER PLATE
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Auxiliares: Ricardo Grance e Manuel Bernal (Paraguai)
Cartões amarelos: Nasuti (River Plate) e Jancarlos (Atlético-PR)
Gols: Jancarlos, aos 40 do primeiro tempo e aos 37 do segundo tempo; Gallardo, aos cinco e Gerlo aos 39 do segundo tempo.
ATLÉTICO-PR: Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir, Cristian (Alan Bahia) e Ferreira (Válber); Marcos Aurélio (Paulo Rink) e Denis Marques Técnico: Oswaldo Alvarez.
RIVER PLATE: Lux, Tuzzio, Nasuti, Gerlo e Mareque; Ferrari (Juan Antonio), Domingo, Zapata (Belluschi) e Gallardo; Farías e Falcao (Higuaín)
Técnico: Daniel Passarella.
Manchetes do dia 13 de Outubro
Ronaldo fora da disputa de melhor do mundo.
Brasil: Lula tem 52%, e Alckmin, 40%, mostra pesquisa IBOPE.
Missa em Aparecida atraiu mais de 155 mil pessoas.
Mundo: Homens armados invadem estação de TV iraquiana e matam 11.
Novelas: C&L-Enfim, a verdade.
quinta-feira, outubro 12, 2006
Timão perde para o Lanús e mergulha na crise
Logo com um minuto de jogo, Nadson aproveitou cruzamento de César e, de cabeça, abriu o placar. Era tudo que os corintianos sonhavam, já que até um empate em 1 a 1 daria a classificação ao Timão. Mas o sonho virou pesadelo. O Corinthians foi derrotado por 4 a 2 e a primeira crise da Era Leão ganhou novos ingredientes.
LANÚS 4 x 2 CORINTHIANS
Local: Estádio Néstor Díaz Pérez, em Lanús (ARG)
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Cartões amarelos: Rafael Moura, Nadson, Betão (Corinthians) e Fritzler (Lanús)
Gols: Nadson, a 1 minuto, Romero, aos 15, Velásquez, aos 16, Aguirre, aos 35 minutos do primeiro tempo. Marinho, aos dez, Archubi, aos 28 minutos do segundo tempo.
LANÚS: Bossio, Graieb (Almirón), Hoyos, Romero (Ribonetto) e Velásquez; Aguirre, Pelletieri, Salómon e Archubi; Biglieri e Graf (Fritzler).
Técnico: Ramón Cabrero.
CORINTHIANS: Marcelo, Eduardo Ratinho (Paulo Almeida), Marinho, Betão e César;, Marcelo Mattos, Magrão, Roger e Carlos Alberto (Renato); Rafael Moura e Nadson (Ramon).
Técnico: Emerson Leão.
Bem Vindo ao Jornal Online!
Aqui você encontra tudo sobre diversos assuntos como: Esportes, Brasil, Mundo, Novelas, Atualidades, etc. Além de termos a cobertura das “Eleições 2006”, nosso “Plantão” e as “News” (que são notícias novas fechadas depois da atualização).
12 de Outubro de 2006 (Feriado Nacional)
Manchetes do dia:
Esporte: Timão perde para o Lanús e mergulha na crise.
Frango de inglês é o destaque na Euro.
Brasil: Aos 75 anos, o Cristo Redentor é o mais novo santuário religioso.
No rádio, Alckmin fala de ética; Lula destaca avanços sociais.
Mundo: Coréia do Norte afirma que EUA preparam ataque preventivo.
Novelas: Malhação-Acabou a boa vida...